Aprender a lidar correctamente com as críticas

Não há criatividade sem críticas. Todos os artistas foram sujeitos a isso em todas as ocasiões. E não há como fugir a isso. Por isso, é importante aprender a aceitar correctamente as críticas.

Os professores vocais da escola vocal Muse identificaram três factores principais que um vocalista precisa de esclarecer a fim de tornar as coisas em seu benefício:

  • compreender quem o está a criticar,
  • como se está a ser criticado,
  • porque é que eles o quereriam criticar.

Quem está a criticar.

Podem ser dois tipos de pessoas:

  • Profissionais de um determinado campo da criatividade. Normalmente não só dão o seu ponto de vista, como também dão conselhos úteis.
  • “Especialistas” que não conhecem melhor do que o senhor. Falam frequentemente com uma expressão inteligente no rosto, geralmente enfatizando o que pensam ser fraquezas e apenas “saboreando” o seu discurso.

Como eles criticam

Se for uma crítica a um profissional, uma pessoa, na maioria dos casos, expressará a sua crítica de uma forma amável. Nesses momentos, deve dar-se ouvidos a cada palavra. Afinal de contas, valem o seu peso em ouro. É extremamente difícil receber críticas de pessoas que atingiram os picos de excelência nos seus negócios. É mais fácil para eles manterem-se em silêncio, ou mesmo elogiar, do que realizar um “debriefing”.

Na segunda opção, o discurso estará a transbordar de pathos. Aqui deve apenas sorrir.

Porque fariam eles isso?

Se um profissional partilhar a sua opinião e comentários consigo, fá-lo de forma amigável e dá conselhos úteis – regozije-se. Este é um sinal seguro do seu primeiro sucesso. Isto significa que de alguma forma “apaixonou-se” por esta pessoa, “apanhou-o”, chamou a sua atenção, e ele decidiu “empurrá-lo”.

Se for criticado por um “especialista”, que não tenha atingido um nível não particularmente elevado do que o seu, compreenda apenas que isto é normalmente feito por pessoas que não têm reconhecimento suficiente. Tais críticas são causadas por um desejo de chamar a atenção para si próprio. Não mais do que isso.

E lembre-se, o seu principal crítico é o seu professor vocal. Os seus comentários e recomendações têm sempre como objectivo melhorar as suas competências. Afinal de contas, ele investe tempo e esforço em si.

Leave a Comment